Hoje é o “Dia do Pedagogo”

professor auxilia alunoParabéns a todos os pedagogos e pedagogas, pois hoje é seu dia! Que tal refletirmos sobre a importância desta profissão?

Pedagogo ou pedagoga: uma profissão que, no senso comum  e pela própria origem da palavra, está ligada à educação escolar, especialmente na educação infantil, ensino fundamental e, no mundo contemporâneo, à coordenação ou direção das escolas.

 

A pedagogia também é uma ciência que se preocupa em analisar, refletir, construir, discutir os processos que envolvem o aprender e o ensinar. Neles estão incluídos planejamento, currículo, gestão escolar, métodos, conteúdos, relacionamento professor/aluno/ escola/sociedade. E pelo fato da educação escolar ser tão influente no desenvolvimento de uma sociedade é que ela se articula tão facilmente a várias ciências como sociologia, filosofia, psicologia, antropologia, biologia, etc.

 

 

professor da ciberescolaPara uma sociedade em transformação e que vem construindo novos paradigmas de desenvolvimento, o pedagogo hoje pode e deve se inserir em qualquer processo que envolva o aprender, que envolva o desenvolvimento do ser humano. Por isto é que se abrem espaços para o pedagogo em tantos outros ambientes educativos, tais como o hospitalar, o empresarial, nas organizações governamentais e não governamentais, nas associações, nas organizações comunitárias, na educação especial, na educação para o trânsito, em editoras, na gestão de pessoas, entre outros.

Mas vale lembrar e ressaltar que o pedagogo escolar ainda tem a grande responsabilidade de manter a escola como uma instituição que visa mais a transformação da sociedade do que a reprodução do status quo. O pedagogo escolar é responsável por articular os processos educativos com vistas à formação de pessoas cidadãs, capazes de atuar no mundo com humanidade, respeito, tolerância, militância, participação social e também com trabalho digno.

Talvez o maior desafio do pedagogo escolar hoje seja articular as pessoas, a equipe escolar, a comunidade escolar em prol dos objetivos educacionais necessários ao mundo em que vivemos.

Parabéns a todos os pedagogos escolares e não escolares que atuam de maneira digna, responsável e motivada para a formação do ser humano e a transformação da nossa sociedade!

Deixe uma resposta

Se você conhece códigos HTML, pode utilizar estes em sua mensagem: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>