Educação escolar para a sustentabilidade do planeta

mundo Como educar as crianças para a cidadania, utilizando os espaços escolares para a aprendizagem da participação social?

Qual é a relação que se pode fazer desta atividade com o conteúdo escolar e a sustentabilidade do planeta?

Que temas atuais sobre sustentabilidade do planeta poderiam ser associados aos temas do conteúdo/currículo escolar?

Alguns dos temas e questões para discussão e aprendizagem em sala podem ser retirados do texto “O objetivo do planeta e as fantasias políticas”.

A seguir proveito para fazer uma lista de alguns dos temas deste texto clique aqui e relacioná-los ao currículo escolar, porém vai da criatividade do professor ou professora pensar na atividade específica que os alunos desenvolverão, se é algo individual, em duplas, em equipe, um projeto da sala para a escola ou para a comunidade, etc.

 

geografiaObjetivos do Milênio: associar com geografia, história, pois trata de questões sociais ligadas ao desenvolvimento humano, das cidades e ocupação do espaço. Professor: qual a relação que pode ser feita com a história da comunidade onde a escola está inserida? É possivel detectar os problemas apontados pelos objetivos do milênio?

Na matemática, pode-se trabalhar as estatísticas e o seu significado para o desenvolvimento da comunidade. Como reconhecer os dados estatísitcos, onde buscá-los? Como isto pode impactar na vida dos alunos, na sua comunidade? O que se pode fazer a respeito para contribuir com as melhorias?

 

copoA falta de saneamento básico e o acesso a água potável: relacionar com ciências e biologia e fazer a relação com saúde, doenças, qualidade de vida, consumo.

 

 

alunos-na-sala-de-aula computadorO uso do telefone celular seus benefícios X malefícios e a tecnologia de comunicação: como utilizá-los para o exercício da cidadania? Usar a pesquisa, celular e redes sociais em um projeto  da turma que defenda a qualidade de ensino na escola , ou a busca por melhorias, que envolva a comunidade escolar. Porque não fazer isto por meio de um projeto que utilize os computadores da escola destinados às aulas de informática?

 

adngua-portuguesa3Como levar políticos e administradores a pôr os interesses planetários acima de suas preocupações miúdas? Este tema insere a questão do desenvolvimento da participação política e mobilização das pessoas em busca de seus direitos pessoais (código de defesa do consumidor por exemplo) e os direitos coletivos (da escola ou comunidade local, por exemplo). Acredito que a disciplina de lingua portuguesa pode ajudar nesta relação, através da leitura, discussão e interpretação de texto, assim como na elaboração de projetos para a turma, escola ou comunidade. Em todas estas atividades se aprende o português e as diversas formas de comunicação.

Em todas estas sugestões estão inseridos os conteúdos escolares. Porém só é possível criar e transformar a prática docente se houver alguns itens básicos (pedagogas, professores e professoras):

  • fazer um plano de aula para cada atividade destas, relacionando-as ao conteúdo do ano, bimestre, mês, aula, dentro das possibilidades de tempo escolar. Muitas vezes um tema pode ser relacionado ao conteúdo do ano todo, como um processo;
  • identificar os objetivos de cada atividade nas áreas: do conhecimento, compreensão, análise, síntese, avaliação, aplicação, afetiva, relacional (objetivos de avaliação de Benjamim Bloom);
  • relacionar estes objetivos aos objetivos maiores da disciplina e do projeto pedagógico ( que pessoa querer formar e para que tipo de sociedade?).

Vale a pena lembrar que um dos princípios da educação brasileira é a formação para a cidadania e para a vida. Portanto os conteúdos precisam estar relacionados ao que o mundo está vivendo nos aspectos global e local.

Proporcionar este tipo de educação precisa ter em sua base uma postura democrática de gestores e professores em busca do aprender a aprender, aprender a ser cidadão e a fazer, ou seja, exercer a cidadania. Passa também pela discussão, respeitando as diferentes idades dos alunos, do que é cidadania e de como exercer esta cidadania desde cedo, a partir do aprendizado diário, seja na escola ou na comunidade.

Quando se educa para a cidadania educa-se para a sustentabilidade planetária.

 

 

 

 

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